Quem somos?
Hoje, ter me graduado em Jornalismo parece natural, mas é apenas uma de minhas faces. Pela facilidade com números, poderia ter sido engenheiro, mas decidi que meu lado escritor era mais estimulante. Mal sabia eu que acabaria aliando as duas coisas e me especializando em observar, coletar dados, analisar informações e construir insights.
Entre a graduação na USP e o retorno para a pós-graduação em Comunicação Digital foram 14 movimentados anos, com direito à fundação de RETAIL, a primeira revista independente especializada em varejo do Brasil: 18 meses de sucesso editorial e um fracasso comercial retumbante. A constatação? Tinha aprendido a escrever, mas não a gerenciar um negócio.
Comecei, então, a me desenvolver como Gestor de Publicações em uma das principais consultorias de varejo do País. Optei por analisar informações, construir cenários e indicar possibilidades, sob o olhar corporativo e um entendimento além da “notícia enquanto produto final”.
Um jogo bem mais desafiador.
O desejo de sentir novos ares me levou para o Marketing de uma das maiores editoras de livros CTP do País e à constatação de que estruturas grandes não me trazem o mesmo grau de satisfação.
Ao voltar para a Redação, tive a comprovação de que conteúdo não é sinônimo de reportagem: bem pelo contrário, a magia está em entregar a informação adequada e a profundidade desejada pelo leitor em qualquer ocasião. Pode ser um evento, um programa de visitas técnicas (no exterior ou ali na esquina), um webinar, uma palestra, um tweet, um artigo, um vídeo no Snapchat.
E nesse processo aprender sempre. Ele e eu.
A única certeza é que precisamos ser mutantes. Estar parado é ficar para trás. O desejo do jornalista de entender o todo e buscar a informação continua presente, com o entendimento de que o conteúdo pode e deve ser entregue num formato que fale, verdadeiramente, com seu público. Isso exige um reaprendizado constante.
Faz parte do do que sou.
Do início na área administrativa (lá em 1995) ao marketing, já atuei também como designer gráfico e digital, atendimento, assistente em assessoria de imprensa... Minhas escolhas me levaram a ser quem eu gostaria e dentro disso uma profissional da Comunicação.
Já passei por alguns bancos de faculdade... Estudei Letras e Desenho Industrial na Universidade Mackenzie o tempo suficiente para extrair o que me era útil e do meu agrado. Qualifiquei-me em Edição de VT pelo SENAC, muito mais por paixão pela arte do vídeo do que pela pretensão profissional. Inquieta, estou sempre em cursos livres, congressos e eventos. É assim que o processo de formação funciona para mim: multidisciplinar e constante.
Organizada e com foco na qualidade, já desenvolvi conteúdo para campanhas de marketing e endomarketing, FAQs, artigos para blogs corporativos, comunicados para imprensa, mercado e realização de eventos - do briefing à gestão do projeto.
Saber como e o que falar para as pessoas é um talento e uma responsabilidade, por isso me identifiquei com gestão de redes sociais. Desde o tempo do extinto Orkut, aprendi como desenvolver e atualizar perfis, monitorar audiência e engajar fãs por meio de conteúdo especializado.
Dentro da minha experiência em artes gráficas e digitais, crio peças de comunicação como e-mail marketing e newsletters, diagramação de livros (físico e e-books), catálogos e folders, e desenvolvo identidades visuais. Meu trabalho representa um importante aspecto da minha vida e cuido para que ele seja sempre motivo de admiração.
Agora, como empreendedora o frio na barriga é inevitável... e é assim que tem que ser.