5 de julho de 2016
Como parte de uma iniciativa singular de Smart Cities, Amsterdam está combatendo o problema de poluição do ar com casas de passarinhos que emitem sinal de WiFi quando os níveis estão saudáveis.
O sistema, conhecido como Árvore de WiFi (em tradução livre), dificilmente não é notado durante um passeio nos canais da cidade holandesa: ele consiste em iluminar as casinhas de verde para chamar a atenção quando os índices estão razoáveis. Espera-se que o projeto tenha sucesso ao incentivar as pessoas a tomarem decisões ecologicamente corretas para manter os níveis de poluição baixos.
O dispositivo de WiFi possui sensores capazes de medir os níveis de poluição do ar em um raio de 100 metros. Os dados são gravados e enviados a partir das casinhas para um servidor central analisar.
Os resultados agem como gatilhos da conexão de WiFi, liberando o acesso quando a qualidade do ar melhora ou substituindo o sinal por informações de como melhorar o ar quando a qualidade cai.
O programa, concebido pelo designer Joris Lam, foi estimulado pelo resultado do ranking de qualidade do ar na cidade de Amsterdam em 2015, no qual 11 áreas urbanas tiveram uma nota ruim por conta dos poluentes emitidos pelos veículos.
“Eu procurei fazer algo que medisse a poluição local e também torná-la tanto visível quanto compreensível sob a ótica humana”, disse Lam.
Ele espera que a sua iniciativa faça as pessoas refletirem a respeito do meio ambiente: “As estações municipais de monitoramento do ar parecem prediozinhos esquisitos com seus sinos e apitos pendurados que não nos trazem conscientização”.
Traduzido por Käfer ContentStudio
Originalmente publicado em inAVate