Por que desenvolver uma estratégia de conteúdo?

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26 de setembro de 2017

Quando converso com empresas sobre o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo, muitas vezes ouço a justa pergunta: por que é importante desenvolver e adotar uma estratégia de conteúdo? De forma sucinta e objetiva, porque os benefícios superam, de longe, os investimentos.

É fato que a necessidade de “matar um leão por dia” faz com que o foco fique excessivamente no curto prazo, mas deixar de lado o que é importante até que se torne urgente não é exatamente a melhor estratégia de gestão de negócios.

O conteúdo desenvolvido passa a fazer parte da história da empresa e contribui para a criação da personalidade corporativa. Quanto mais conteúdo, mais conhecimento. Isso significa consolidar a reputação da empresa como especialista e dar a ela chance se destacar em relação à concorrência. Preço não é mais o principal diferencial e, cada vez mais, as características técnicas dos produtos estão muito próximas. As empresas se diferenciam pelo conhecimento que detêm e transmitem, no valor que agregam a seus clientes e na capacidade de utilizar boas práticas para entregar resultados melhores.

De saída, podemos falar sobre os principais ganhos de uma empresa ao investir em uma estratégia de conteúdo orientada a seus negócios:

Economizar tempo e dinheiro em suas operações: uma estratégia de conteúdo bem desenvolvida impacta positivamente nos processos e workflows da empresa; uma vez estruturado, melhora o entendimento sobre como funciona cada área, produto e serviços. A coordenação de informações entre os departamentos se aprimora, já que eles serão as fontes para divulgar os diferenciais combinados de uma empresa, evitando redundâncias e eliminando os ruídos gerados por contradições e achismos. Outra vantagem é que se diminui o risco de transmitir informações incorretas e ajuda a traduzi-la de forma simples aos consumidores, reduzindo, inclusive, o custo do atendimento.

Gerar insights: tudo o que acontece com seu conteúdo online pode ser medido. Quem acessou, de onde acessou, por quanto tempo, com que frequência. Essas informações são importantes não somente para garantir que você está alcançando o público correto, mas também para identificar oportunidades de negócios. Uma maior demanda de clientes de uma determinada região geográfica ou a busca por determinado tipo de conteúdo em seu site podem indicar um potencial até então não identificado.

Influenciar pessoas: uma boa estratégia de conteúdo impacta a forma como seus clientes pensam sobre sua marca e como interagem com ela. Para aumentar as vendas ou para que os colaboradores adotem certa cultura, é preciso inspirar os comportamentos desejados. O desenvolvimento de conteúdo contribui de diversas formas para isso:

  • Construção de uma boa reputação: quem fornece conteúdo de qualidade passa a ser visto como autoridade no assunto. Essa reputação é um dos pilares para o sucesso financeiro.
  • Aumentar a conversão de suas vendas: quem oferece o conteúdo correto para o público e mostra como solucionar o seu problema tende a conquistar mais vendas. O cliente só fecha negócio com quem confia.
  • Gera relacionamentos: um conteúdo que dialoga e instrui ganha a admiração dos clientes nesse mar de discursos pasteurizados. Nesse ponto, a emprega ganha pessoas que advogam pela marca, reforçando a credibilidade do discurso.
  • Se antecipar a crises: numa boa estratégia de conteúdo está o insumo para responder rapidamente a problemas inesperados. E isso é realidade em todos os mercados. Clientes de uma companhia aérea que tenham recebido mais conteúdos sobre a segurança de aeronaves estão mais preparados para lidar com um acidente, facilitando o trabalho das equipes e, consequentemente, diminuindo o risco de problemas ainda mais graves, por exemplo. Nesse ponto, a própria empresa também terá suas políticas bem definidas e divulgadas para lidar com a crise.
  • Atrair os profissionais certos: conteúdo também é útil em sua estratégia de recrutamento e seleção. Seu conteúdo diz quem você é e facilita o alinhamento dos candidatos aos valores e propósitos de sua empresa.

Uma boa estratégia de conteúdo é um alicerce para o desenvolvimento de organizações mais ágeis, capazes de responder rapidamente à demanda do mercado e ao mesmo tempo manter sua identidade e integridade. Ao mesmo tempo em que é preciso ser ágil, o cliente exige confiabilidade, alinhamento de valores e um discurso coerente. Uma estratégia de conteúdo bem planejada e desenvolvida consegue entregar tudo isso, efetivamente contribuindo para os resultados das empresas.

Renato Müller é co-fundador da Käfer Content Studio