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10 de agosto de 2017

Empresas de todos os setores enfrentam diariamente um dilema: como se diferenciar em um mercado em constante evolução? O que era inovador há um mês hoje é trivial, tornando difícil sustentar qualquer vantagem competitiva por um longo de tempo.

Seja qual for o produto ou serviço, existe a concorrência. Para todos. Da grande à startup. Em alguns aspectos, elas podem oferecer mais benefícios em relação aos seus competidores, seja pela tecnologia adotada, pelo padrão de atendimento ou pelo pós-venda. Mas o mercado só sabe o que a gente conta. E como contar melhor aquilo que é positivo? Como mostrar ao lead, prospect ou cliente que a solução oferecida por uma empresa é a melhor resposta para os problemas dele e de uma maneira que ele goste de ouvir?

Alguns aspectos precisam ser analisados:

1 – Uma tendência já consolidada no mercado é o fato de que as pessoas utilizam os canais digitais para se informar sobre as empresas. Uma presença digital inadequada fará com que a empresa esteja, logo de saída, fora do jogo. É preciso levar em consideração qual a audiência desejada e como atraí-la nos canais de comunicação. Hoje, o Google classifica as páginas de acordo com sua relevância e considera aspectos como originalidade, profundidade do conteúdo e engajamento do público para definir quais devem ser vistas primeiro pelo usuário. A realidade é dura: quem não está na primeira página de resultados não existe.

2 – O público tem pouco tempo para se informar e valoriza conteúdos que realmente tragam conhecimento adicional. É preciso gerar conteúdo que atenda a essa demanda e fuja das tradicionais “receitas de bolo”: “5 dicas” ou “3 hacks” não atraem os tomadores de decisão. Conteúdo está além dessa superficialidade e atrai não apenas leitores ou conquista fãs engajados, mas clientes dispostos a pagar por uma solução.

3 – É clichê, mas carrega sua sabedoria: “quem não é visto, não é lembrado”. Empresas precisam ser percebidas pelo mercado como alguém que vale a pena ouvir. Quanto mais relevância, mais negócios serão gerados. E como conquistar isso? Cada empresa é um universo e é preciso uma estratégia de comunicação personalizada para seu momento.

4 – Controlar a narrativa é importante para qualquer segmento de mercado. Afinal, a consistência provará os pontos fortes e diferenciais reforçados. Mas isso não se conquista apenas por meio da publicidade tradicional ou de ações de relações públicas. Convidados podem ser atraídos a visitar uma casa, mas se ela estiver “sem vida”, a permanência será curta.

Esses pontos contribuem para o fluxo do lead pelo funil de vendas até a conversão. Basta partir da premissa de que quem acessa o conteúdo disponível em um site está interessado no assunto. Quem se relaciona de forma recorrente com esse conteúdo entende que ele é relevante e tem uma boa imagem da empresa. Além disso, passa a entender mais sobre o assunto tratado, o que é muito importante em mercados mais técnicos e/ou com ciclos de venda mais longos (basta pensar na aquisição de um software de gestão ou mesmo na reforma de um imóvel).

Uma estratégia de conteúdo efetiva será um diferencial para a comunicação da sua empresa e instrumento para a equipe comercial. É um endosso que funciona como facilitador no processo de fechamento do negócio. Além disso, contribui para firmar a boa reputação da empresa. E isso dinheiro nenhum paga.

Por Edimáldia Müller, Co-fundadora da Käfer Content Studio